Encontro Pagão da Baixada Santista

Encontro Pagão da Baixada Santista

terça-feira, 31 de maio de 2011

Tenho orgulho de ser Pagã!

Esta semana eu ouvi e falei esta frase algumas x e li também!
E percebi que ainda existe um forte preconceito em cima dessa palavra, como se as pessoas que estão envolvidas no meio holístico, esotérico, exotérico, wiccanos, nórdicos entre outros não conhecessem esta palavra ou não a entendessem! Assim como os Cristãos que deram outro significado a ela!
Por este motivo resolvi fazer este post!

Mas quem são os pagãos? Originalmente, esse termo era empregue para diferenciar os seguidores das religiões da Terra, dos muitos deuses e deusas da Natureza. É este o sentido que adotamos quando utilizamos o termo "paganismo". Assim, costumamos nos referir às culturas pré-cristãs da Europa e das Américas (apenas como exemplos clássicos) como "culturas pagãs". Poucas pessoas hoje em dia ainda mantêm um contato direto com as tradições originais do Paganismo, daí a necessidade de se diferenciar o Paganismo original - surgido na Antiguidade - do novo paganismo, representado por diversas correntes recentes. Para que tal diferenciação seja bem clara e cristalina, muitos autores e pesquisadores optam por utilizar o termo neo-pagão, ou seja, os novos pagãos - aqueles que seguem tradições filosófico-espirituais inspiradas nos ensinamentos e valores das Antigas Religiões.
Então vamos lá....
Paganismo, Pagão vem do latim paganus, que significa "habitante do campo” é um termo geral, normalmente usado para se referir a tradições religiosas politeístas, A palavra pagã vem do latim “paganus”, que quer dizer:
“aquele que vive no campo”, ou “aquele que vive do campo”.
Aquele que vive no "pagus", no campo, na Natureza.
São aqueles que vivem da Terra e todos que vivem da terra do campo com certeza o respeita!
Assim, pode-se dizer que, em termos religiosos, o Paganismo é o culto e o respeito às forças da Natureza. Para o Pagão, toda a Natureza é viva, é Sagrada - e seus deuses e deusas refletem essa crença, oferecendo conforto e equilíbrio àqueles que compreendem o real significado de se respeitar a Natureza.
Antigamente esta palavra tinha um sentido denotado e causava negatividade devido à ignorância de seu significado.
Chamamos de povos pagãos, aqueles que na antiguidade tinham nos campos e plantações, seu sustento.
Assim, a terra era sagrada! Toda cultura e religião giravam em torno da natureza: a época das colheitas, as estações, os solstícios, etc.
Muitos dos povos pagãos eram politeístas, atribuindo aos Deuses faces da natureza com que conviviam.
Assim havia o Deus sol, a Deusa lua, o Deus da caça, a Deusa da fertilidade…
Ser pagão é buscar constantemente harmonizar-se com a infinita sabedoria da natureza, onde se aprende diariamente através da linguagem da Terra, do Céu e do Mar, além das folhas das árvores, da beleza do canto dos pássaros, do cheiro das ervas e das flores, a conhecer o valor do respeito, do amor e do equilíbrio.
Por isso e por outras coisas tenho orgulho de ser Pagã! Eu amo, respeito e celebro a natureza e seus ciclos que são sagrados e adoro e venero meus Deuses!
Todos nos viemos da Terra e a Ela voltaremos e toda cultura pagã tem uma Deusa que representa a Terra ou o inicio de tudo. Temos civilizações que nasceram de parte da terra de troncos de arvores, isto é uma explicação sobre a nossa existência de algumas civilizações! Você pode conhecer a Terra como o corpo da Deusa ou do Deus e respeita-lo desta forma isto é ser pagão ou como algo Sagrado.
Uma característica das tradições pagãs é a ausência de proselitismo e a presença de uma mitologia viva, que explica a prática religiosa.
Talvez a principal característica da religiosidade pagã seja a radical imanência divina, ou seja, a divindade se encontra na própria Natureza (o que inclui os humanos), manifestando-se através dos seus fenómenos.
A ausência da noção de pecado, inferno e mal absoluto. Como a relação com os deuses é sempre pessoal e direta, a ideia de uma afronta à divindade é tratada também pessoalmente, ou seja, entre o cidadão e a Divindade ofendida. Assim, sem noção de pecado, também não há noção de inferno.
A sacralidade da Terra também levou à ausência de templos, o que, no entanto, não impede a noção de Sítios Sagrados, em geral bosques, poços ou montanhas. Templos Pagãos são um desenvolvimento muito posterior.
A imanência dos deuses e a ideologia da ancestralidade divina conferem à divindade características antropomórficas e as relações tendem a ser estreitadas ao longo da vivência religiosa.
O calendário religioso se confunde com o calendário sazonal e agrícola, o que lhe confere um carácter de fertilidade. Portanto, as festividades acontecem nos momentos de mudança e auge de ciclos naturais.
Por isso que todos que tem no paganismo seu modo de vida possuem celebrações em datas parecidas.
Essas relações pessoais humanos/deuses, leva à ausência de dogmatismos ou estruturas religiosas padronizadas, havendo, pois, uma grande liberdade de culto: cada cidadão tem liberdade de cultuar dos Deuses em sua casa, da forma que desejarem. Basicamente, é uma religiosidade doméstica ou de pequenos grupos com laços de sangue ou de compromisso. No entanto, os Grandes Festivais são sempre rituais comunitários, pois comprometem todos os membros da comunidade. O povo visto na Antiguidade como os Pagãos eram aqueles que se juntavam no meio da floresta ou do campo para celebrar suas colheitas, plantações e etc onde se via toda a comunidade reunida celebrando aos seus Deuses, não importa se hoje fazemos isso na praia, no nosso quarto ou jardim ou no lugar que dispomos  o que importa é que fazemos isso com o mesmo amor e pelo mesmo motivo que nossos ancestrais, as coisas não mudaram para algo completamente diferente elas evoluírem e nos adaptamos nossos cultos e crenças a nossa realidade o que fez surgir a palavra NeoPagãos
A relação mágica com a Natureza obviamente se traduz numa religiosidade mágica.
A sacralidade da Natureza torna todas as religiões pagãs em religiões de comunhão, ou seja, que não visam dominar a Natureza, mas harmonizar-se com ela. Por isso, também são religiões intuitivas e emocionais. Em geral, os pagãos valorizam mais a vivência da religiosidade em detrimento das infindáveis discussões metafísicas.
Como diz uma pessoa que amo muito e admiro sua sabedoria Paganismo é um modo de vida!
O respeito aos ancestrais e o tradicionalismo que isso implica, faz das religiões pagãs uma experiência de continuidade da egrégora ancestral, ou seja, a repetição dos mesmos ritos, na mesma época, cria a união mística com todos aqueles que já celebraram antes. Nesse momento, o tempo é rompido e se estabelece uma relação mágica com ele também: a repetição do rito torna presente o momento primitivo da sua realização e todos aqueles que, ao longo dos séculos, dele tenham participado.
A perspectiva cíclica do tempo dá a certeza do eterno retorno. Embora alguns povos tenham desenvolvido a ideia de um "Outro Mundo", a vida pós-morte nunca foi um ideal Pagão, pois isso significaria ficar fora do ciclo e, portanto, da comunidade. Assim, o "Outro Mundo" (para aqueles que desenvolveram essa ideia) será apenas uma passagem entre uma vida e o renascimento. O encontro com a Deidade se dá sempre na comunhão com a Natureza, e não no Outro Mundo.
Obviamente, diferentes povos da Cultura Pagã desenvolveram suas liturgias e costumes religiosos típicos, locais e ancestrais, o que pode aparecer como diferenças entre religiões. No entanto, essas características básicas permanecem, pois são típicas do Paganismo.
Podemos encontrar uma grande variedade de tradições dentro do paganismo, mas esta variedade de experiências espirituais são apenas ramos diferentes da mesma árvore e, como tal, devem ser respeitadas como a representação máxima da unidade divina. Nossos maiores mestres são: a natureza e os Deuses.
Paganismo é o nome dado às pessoas que seguem as religiões politeísta, panteísta e animista, ou seja, que respeitam a natureza como um ser divino que possui espírito e que cultuam vários Deuses e Deusas, como por exemplo: Druidismo, Xamanismo e Reconstrucionismo Celta.
Mas, que fique bem claro: pagão não é ateu e muito menos cultua o "diabo", que alias, é uma figura que existe apenas no meio cristão, criada para dominar e manipular as pessoas através do medo e da culpa!
Para se acreditar no Diabo deve-se acreditar na Santidade de Cristo! E isso não acontece entre os pagãos, que não possuem verdades absolutas e maldades que possam ser punidas com o inferno.
Os pagãos acreditam e prestam culto às divindades pagãs.

Um pouco de historia...
Desde o século XX, os termos “pagãos” ou "paganismo" tornaram-se amplamente utilizados como uma auto designação por adeptos do neopaganismo. Como tal, vários estudiosos modernos têm começado a aplicar o termo de três grupos distintos de crenças: politeísmo histórico (como a mitologia celta e o paganismo nórdico), religiões indígenas, folclóricas e étnicas (como a religião tradicional chinesa e as religiões tradicionais africanas) e o neopaganismo (como a wicca e o neopaganismo germânico).
o termo paganus começou a ser utilizado entre os cristãos no Império Romano, para se referir a uma pessoa que não era um cristão e que ainda acreditava nos antigos deuses romanos
Os estudiosos ofertam três explicações para a utilização da palavra. A primeira é que a população cristã era geralmente concentrada nas cidades de Roma e Constantinopla, enquanto as pessoas das áreas rurais - os pagani - geralmente eram adeptos da  "velha religião", adorando Júpiter e Apolo em vez de Cristo." A segunda possível explicação é a de que os cristãos referiam-se a si próprios como milites - soldados de Cristo; e chamavam os não-cristãos de pagani - os civis. Uma terceira explicação é que paganus pode significar simplesmente um estranho, não parte da comunidade, e os primeiros cristãos utilizavam essa palavra desta maneira.
Os povos pagãos mais conhecidos e citados: gregos, romanos, germânicos e celtas.
Os celtas, por exemplo, antes de serem influenciados pelo cristianismo possuíam uma cultura matriarcal. As cerimonias eram conduzidas por sacerdotisas, a medicina era praticada pelas curandeiras, as decisões tomadas pelas sonhadoras, e o Deus, não passava do consorte da Deusa, a grande Mãe.
Como religião, o paganismo busca o equilíbrio entre o masculino e feminino, tanto no exterior, como dentro de cada indivíduo.
Suas seitas em homenagem aos deuses das plantações viraram lendas, os espantalhos eram para representar os Deuses cultuados, e se transformaram em figuras para espantar pássaros, o leite derramado em gratidão a fertilidade da terra, virou animal e ainda assim como sacrifício.
Como em tudo na vida, é mais fácil enxergar o que se quer ver!
Os povos pagãos têm todos os defeitos e todas as qualidades como todos os povos já existentes. Somente eram mais saudáveis na forma de viver.
O neopaganismo está principalmente presente nos países desenvolvidos, encontrados em especialmente nos Estados Unidos e Reino Unido, mas também na Europa continental (Europa de língua alemã, na Escandinávia, Europa eslava, Europa latina e noutros países europeus) e no Canadá. A maior religião neopagã é a Wicca, apesar de existiram outros grupos neopagãos de porte significativo, como o neodruidismo, o neopaganismo germânico e o neopaganismo eslavo.
Este uso tem sido comum desde o renascimento neopagão na década de 1970, e agora é usado por acadêmicos e adeptos tanto para identificar novos movimentos religiosos que enfatizam o panteísmo e a veneração da natureza, e/ou que procuram reviver ou reconstruir os aspectos históricos do politeísmo. Cada vez mais, escritores eruditos preferem o termo "paganismo contemporâneo" para cobrir todos os novos movimentos religiosos politeístas, um uso favorecido pela publicação The Pomegranate: The International Journal of Pagan Studies.
O termo "neopagão" proporciona um meio de distinguir entre pagãos históricos de culturas politeístas antigas e/ou tradicionais e os adeptos de movimentos religiosos modernamente constituídos. A categoria das religiões conhecidas como "neopagãs" inclui desde abordagens sincréticas ou ecléticas como a Wicca, o Neodruidismo, o Dianismo e o Neoxamanismo a abordagens mais ligadas a tradições culturais específicas, como as muitas variedades de reconstrucionismo politeísta (Helênico, Nórdico, etc). Nesse sentido, alguns reconstrucionistas rejeitam o termo "neopagão", porque pretendem criar uma abordagem historicamente orientada para além do neopaganismo mais eclético e geral.





Inspirado em textos de :
Claudio Quintino (Crow)
Templo de avalon Rowena Arnehoy Seneween ®

bjs e luz sempre
)O( Fréya Vivienne

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Para as conversas que me inspiram rs

Olá Amados Filhos dos Deuses Antigos!

Hoje estava no msn conversando com uma amiga queridissima que me pediu pra passar para ela algumas informações sobre a Wicca e me deu vontade de escrever algo, não estou em um dia para distribuir uma informação importante a todos os pagãos, porem me deu uma vontade de lembrar ou mostrar a todos algum texto sagrado dedicado a Grande Mãe, primeiramente pensei em escrever o "Credo das Bruxas" que eu simplesmente amooo acho perfeito e lindo!
Peguei o livro em minha mão, olhei a pagina em que ele estava escrito e mudei de ideia!
Lembrei-me de uma conversa com uma pessoa que afirmou que achava que todo Wiccano fazia feitiços de amor!
Pois bem...
Nos Wiccanos temos uma lei que seguimos e uma ética que nos guia e sabemos que não devemos fazer feitiços manipulativos!
Nos não podemos mexer com o livre arbítrio de ninguém! Interferir em suas escolhas e vontades!

" Na wicca - existem determinadas responsabilidades. Você tem responsabilidade consigo mesmo, com a terra na qual vive e com os habitantes companheiros dessa terra, sejam eles humanos ou não. Na Wicca existe um princípio ou lei, para o guiar: "Se não prejudicar ninguém, faça o que quiser." isso é conhecido como Dogma da Arte, a lei da Bruxaria.(...) e esse "alguém" inclui naturalmente você.

Comentando esses trechos rs esse prejudicar alguém inclui também a natureza e os sentimentos, todos sabemos que manipular alguém é prejudicial, machucar um animal é prejudicial, sim animais, plantas tudo que conhecemos tudo que tem vida, não deve ser prejudicado!
O que não podemos fazer para ajudar, jamais devemos fazer para atrapalhar ou depreciar, amar é cuidar e quem escolhe ser pagão tem o dever de amar a natureza afinal da onde deriva esta mesma palavra????

(...) Existem inúmeros exemplos de como vc pode prejudicar os outros de maneira óbvias, mas na Wicca vc também precisa manter em mente todos os modos inconscientes através dos quais vc poderá prejudicar alguém.

(...) Nós acreditamos que somos responsáveis pelos nossos atos AQUI E AGORA. Faça o bem e terá de volta 3 vezes o bem. Mas faça o mal e ele também retornará para vc.”

Fonte: Wicca - um estilo de vida, Religião e Arte - Raymond Buckand

E é exatamente assim que funciona a lei tríplice tudo sempre volta 3x para a pessoa, se você fez algo bom ótimo se você não fez, terá um problema 3 x maior do que criou e sem essa de bem ou mal certo ou errado pré estabelecido o que é bom pra você também será bom ao outro que você direcionou a ação, é isso que importa e é assim que definimos bem ou mal!
De acordo com o que a pessoa envolvida sentirá, se for bom pra você mais pra outra pessoa envolvida não, então estamos falando de algo ruim!
Pois bem isso é algo pra se pensar!
Não quero encher de opiniões pessoais rs
Mais pra terminar nada melhor do que um texto de Gerald Gardner escrito em 1949. Afinal ...
“Todos os Atos de Amor e Prazer são cultos a Deusa.”
Minha Sacerdotisa Sianna sempre amou essa frase rs.

Carga da Deusa por Gerald Gardner:

Ouçam vós as palavras da Deusa Estelar.

"Eu vos amo: eu sinto a vossa falta: pálidos ou corados, velados ou voluptuosos."
"Eu, que sou toda prazer e embriaguez dos sentidos mais secretos, vos desejo. Vistam as vossas asas, acordem o esplendor reprimido dentro de vós.
"Venham a mim, pois eu sou a chama que queima no coração de cada homem e o centro de cada Estrela."
"Deixem que seja o seu self divino mais profundo ser o que permanece absorto em êxtase de gozo eterno."
"Deixem que os rituais executados corretamente com alegria e beleza. Lembrem que todos os atos de amor e prazer são meus rituais. Então deixe haver beleza e força, riso solto, força e fogo dentro de vós."
"E se vós disséreis 'eu rumei em tua direção e isso não me beneficiou', seria melhor vós que vós dissestes 'eu chamei por ti e esperei pacientemente e tu estivestes comigo desde o começo', pois aqueles que sempre me desejaram devem sempre me alcançar, mesmo ao fim do desejo"

Lindo né gente!
Bjs e luz sempre
)O( Fréya Vivienne

quarta-feira, 11 de maio de 2011

IV Encontro do Sagrado Feminino

Olá!!!!!
Recebi um email de uma amiga querida e que sempre participa de ótimos eventos e esse não fica atrás, por isso resolvi compartilhar com vocês!!!!!
É o IV Encontro do Sagrado Feminino
Evento que acontece todos os anos no Ciranda da Lua. A nossa queridíssima Lua Serena falará sobre as evidências históricas e polêmicas do culto à Deusa.
Olhando o site vi isto escrito e não pude deixar de colocar pra vcs!!!

Homens e Mulheres em Honra a Grande Deusa...
Feminino e Masculino conscientes...
Momento de sacralizar!
Fluir, sonhar, contemplar, encantar...
Para simplesmente despertar!
Amar, apaixonar, alegrar... Para simplesmente ser!
Uma linda Ciranda de Sábios!
Um final de semana repleto de palestras, workshops, empório das deusas, rituais e atividades especiais, como uma linda ciranda de cantos e dança circular ao final do evento com as principais vozes e opiniões a expressarem em todo seu esplendor muitos dos ramos e raízes desta grande força arquetípica conhecida e honrada como Grande Deusa!
Datas e Horários:
Dia 21/05: 10h às 22h
Dia 22/05: 10h às 21h
E segue abaixo uma explicação do que a Lua Serena falará no dia 22 de maio Domingo:
Sabemos que o culto à Deusa tem ressurgido com muita força nas últimas décadas, mantendo-se firme em meio a diversas polêmicas e negações sobre suas origens. O ressurgimento da figura da Deusa tem sido observado em diversos lugares do mundo, nos levando a questionar de onde vem a idéia de uma Grande Mãe, nutridora e criadora de tudo, inclusive de si mesma. A proposta da atividade é apresentar as evidências históricas do culto à Deusa e das civilizações matrifocais, tecendo uma breve linha histórica do paleolítico até o presente, apontando as transformações e nuances do culto ao Sagrado Feminino que, de uma forma ou de outra, jamais foi extinto. Falaremos de autores importantes, grandes nomes da antropologia, história, mitologia e psicologia que contribuíram para que conhecêssemos as origens do culto ao Feminino. De outro lado, também abordaremos as principais críticas históricas e antropológicas feitas aos autores que ousaram defender a existência de um culto feminino e da mulher como centro espiritual e político dos primórdios da humanidade. Assim, desejamos que cada um possa conhecer os vestígios deixados na História e fazer seu juízo de valor.

Por ai podemos perceber que será maravilhoso hein!!!

Para mais informações acessem www.ciranddadalua.com.br

domingo, 1 de maio de 2011

Oração ao dia de Samhain

recebi de uma amiga no orkut e não pude deixar de compartilhar esta linda oração!

La fora está frio
Caia a chuva nesta noite
Noite sombria e de dor
A Deusa chora
Já não se ouve nada
O cantar dos pássaros
Estão perdidos ao vento
Só se escuta o silêncio que é pura dor
Esse prenúncio avisa a morte
A morte do Deus
O Grande Caçador e Senhor das Matas
Está morto
As matas estão de luto
As flores morrem
As folhas caem de suas árvores
E todos os seres viventes se abrigam
Ó Grande Caçador
A sua morte chegou
E isso me mostra
Que a vida é cheia de desafios
A morte é só mais um caminho
E que como a morte
Haverá dias que serão difíceis
Mas a Grande Mãe nos auxilia
Mas meu peito
Enche-se de alegria
Pois sei que a morte
Traz o recomeço
E que em breve
Os campos estarão floridos
E o cantar dos pássaros
Serão vivas em teu nome
Assim como a fênix
Quando ressurgir
Voltará cheio de forças
E renovado
Despeço-me de ti
Com uma dor em meu peito
Mas com a certeza e alegria
De que voltará.
Que assim seja e assim se faça!
BENÇÃOS PLENAS