Encontro Pagão da Baixada Santista

Encontro Pagão da Baixada Santista

sábado, 29 de janeiro de 2011

Bora Colher??? Rs

Para muitos inclusive pra mim dia 2 de fevereiro é comemorado Lammas.
Existem diversas comemorações nesta época, afinal cada cultura tem a sua comemoração, tem um motivo a comemorar, um Deus uma Deusa, enfim....
Existem pessoas que comemoram no dia 2 de fevereiro o Imbolc já que o dia 1° de fevereiro é o dia do Festival de Brighid Deusa celta do fogo, da inspiração, das artes, da poesia, da cura, das profecias e da magia é a Deusa celebrada no Imbolc
Dia 2 de fevereiro também é a Festa da Mãe d’Agua na mitologia ioruba, celebrada no Brasil como Iemanjá considerada mãe de todos os orixás, Iemanjá era originalmente uma Deusa Lunar, padroeira dos rios e mares protetora das mulheres e das crianças. Em Salvador Iemanjá é festejada como a Senhora dos navegantes, com procissões de barcos levando presentes e flores para a Rainha do Mar.
Entre os Tupi guaranis, era Iara, a sereia, a divindade reverenciada como a Mãe d’Agua A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto.
Na tradição Nórdica temos um festival conhecido como Freyfest ou Freyfaxi data que marcava o inicio da colheita na Islândia que de acordo com o hemisfério q se encontra seria no dia 1° de agosto, porem transferindo ao nosso hemisfério ocorre no dia 2 de fevereiro tbm.
A comemoração incluía um Blót (um ritual de sacrifícios) para Fréy, Nerthus, Thor e Sif, corridas de cavalos, competições esportivas entre outras coisas.
O ponto alto da comemoração era uma benção geral da terra, dos animais e das pessoas.
O festival durava de 3 a 4 dias (Ai como queria que até hoje fosse assim e eu tivesse lá no meio da comemoração rsrs).
Agradecia-se a primeira colheita do trigo, centeio, cevada, aveia ou milho assavam-se pães dos grãos recém-moídos (que delicia rs).
Atualmente alguns grupos Asatrú celebram em dias separados fazendo uma celebração de dois dias no 1° celebram Thor e Sif e no outro Odin e Frigga, Frey e Freyja.
Também tem por tradição a distribuição ou partilha do pão feito com os grãos.
Agora vou falar um pouco sobre Lammas.
Este sabá marca o inicio do período de colheitas é um momento para agradecer. Representa o fim do Verão e a Velhice do Deus Cornífero. Os Regentes deste sabá é a Deusa em seu aspecto "Mãe dos Cereais e dos Animais"; e o Deus em seu aspecto "Senhor da Colheita"
Um saba consagrado a Lug Deus Celta do Sol, por isso esta data também é conhecida como Lughnassad é uma festa agrícola onde tradicionalmente fazemos um pão com os primeiros grãos (ele era dividido por todos e era colocado no altar grãos simbolizando a continuação da fartura e da prosperidade na vida das pessoas) tento em vista que este sabá pode ser traduzido como “A massa de Lug”.
Também eram realizados nesta época os jogos de Lug conhecidos até hoje como os Jogos Funerários.
Lammas é a festa do pão e do grão. Nos antigos rituais de Lammas, havia uma efígie do Deus Milho feita com vime e outros materiais. O homem de vime era preenchido com todos os “sacrifícios” da aldeia: frutas, grãos, riquezas, vinho e outras oferendas. Uma fogueira enorme era construída e consagrada. Durante a cerimônia deste festival, o homem de vime era lançado sobre o fogo e sacrificado, levando assim os desejos das pessoas ao mundo dos deuses.

Entaun independente do que você festejar nesta data
Se conecte com os Deuses, celebre, agradeça. Receba os frutos de seu trabalho.
É tempo de colher de receber da terra o que você plantou, cultivou e cuidou

Bênçãos Plenas

)O( Fréya Vivienne

Um comentário:

  1. Me perguntarão o porq de tantas informações sobre culturas diferentes enste post!
    Quero deixar claro, que não estou falando das celebrações, mais mostrando a importancia desta data!
    Para que saibam que enquanto vc celebra, outro pagão tambem celebrou nesta mesma data, só que de acordo com o que ele acredita e vivencia!
    A data tem sua importancia e cada cultura celebrava de acordo com a vivencia do Sagrado de seu povo!!!

    bjs e luz
    )O( Fréya

    ResponderExcluir