Encontro Pagão da Baixada Santista

Encontro Pagão da Baixada Santista

terça-feira, 6 de março de 2012

Palestra da Virgina dal Bo em 2012

A Virginia estará novamente no Encontro e com um tema incrível
E para quem ainda não conhece a Vivi vou deixa - la se apresentar a vocês.


Apresentação
Meu nome é Virginia Dal Bo Ribeiro, mas todo mundo me chama de Vivi. Meu marido me chama de Devi (Deusa em sânscrito) e meus irmãos me deram apelidos estranhos que nem vou reproduzir aqui. (rsrs). Sou fisioterapeuta de formação, desde 1999. Mesmo antes de me formar conheci o Ayurveda (sistema médico indiano) e o Yoga e atuo como profª de Yoga e com Massagens Terapêuticas; tanto na linha Ayurvédica como na ocidental (como drenagens, massagem redutora e outras). Desenvolvo atualmente estudos sobre os chakras e vários métodos de meditação e rituais envolvendo ambos.

Titulo

Meditação ativa como forma de purificação e preparação para rituais

O que é meditação ativa
Esse método foi desenvolvido em culturas diferentes, tanto orientais como ocidentais (Osho, Gurdjieff entre outros). Na visão desses mestres o ser humano moderno não tem a preparação física e mental para ficar sentado por horas, usando somente a respiração e seus sentidos internos para alterar o seu estado de consciência e atingir outros planos de realidade.
Então, segundo esses estudiosos, através da movimentação corporal vigorosa podemos desligar o eu objetivo, consciente e crítico e nos abrirmos pra o eu subjetivo, subconsciente e intuitivo. Ficando mais fácil através do calor corporal e cansaço físico alcançar o estado propício para alteração do estado de consciência para um mais receptivo. Usando não somente a movimentação corporal como música, vocalizações e respiração. Depois deste estágio há uma parada e o silêncio. E por último uma música suave e movimentos de celebração e encerramento da atividade.

Aspectos abordados

- o que é meditação ativa
- como usa-la na sua preparação pessoal e rituais
- como montar uma meditação: usar cd, música ao vivo ou os participantes fazem seu próprio ritmo?
- diferenciando a meditação ativa de dança circular e outros caminhos semelhantes
- vivenciando uma meditação ativa
- troca de experiências

bjs e luz a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário