Encontro Pagão da Baixada Santista

Encontro Pagão da Baixada Santista

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Mito de Criação do Japão.

Continuando nossa serie de Mitos de cração, vou passar pra um que não possuo tanta intimidade, mas sim admiração...
Vamos Lá.....



Os gênios divinos Izanagi e Izanami foram encarregados pelos Deuses celestes de criar o mundo. Que tarefa mais difícil!!
o universo ainda estava no estagio do caos primitivo (sempre rs) e parecia um oceano vasto e oleoso. Lá em cima, estendia-se o Céu, formado de particulas mais leve e eera só isso.
Izanagi e Izanami tinham nascido, como antes deles os deuses celestes, de embriões de vida que flutuam por aqui e ali na entranhas do oceano primitivo. No Ceu onde moravam, o genio masculino Izanagi e sua companheira Izanami perguntavam a si mesmos como iriam cumprir sua missão.
Numa balsa celeste, percorreram toda a extensão de seu domínio, mas não encontraram nada que se parecesse com terra.
Acreditaram que se existice algo parecida com a terra estaria mais profundo, então foram buscar a lança de Jade do Céu, que era inscrutada com mil pedras preciosa e brilhava com mil fogos. Usando-a como se fosse uma vara bem comprida, sondaram as profundezas desconhecidas.
Quando sua ponta encontrou a superfície
do oceano, Izanagi e Izanami fizeram na girar, tal qual uma colher a mexer uma panela. O liquido espesso ficou mais grosso e os cristais que continham aglutinaram-se. Os genios se suspenderam a lança dela cairam gotas que deram origem a uma ilha, chamada Onogoro isto é, ”ilha que se solidifica sozinha”.
Eles desceram e apartir dali começaram a sua missão.
Os dois genios aproveitando um arco iris como passarela (onde já vimos isso rs) ateraram em seu dominio casaram-se e de lá criaram novas terras que amarrariam sobre o oceano, não muito longe dali e aquela terra passou a ser o pilar central do mundo.
Antes de unirem-se contornaram Onogoro assim simbolicamente tomaram pose da ilha Izanami foi pela direita e Izanagi para a esquerda e quando se encontraram o genio feminino exclamou:
“Que alegria casar com você Izanagi!” (isso te lembra algum festival?)
Infeliz!.... respondeu ele. – Não devia ter falado primeiro, pois é mulher... Vamos fazer a cerimonia novamente!
dessa vez tudo occorreu como previsto e a raiva de Izanagi passou e dessa união nasceram varias ilhas. Por causa do erro da cerimonia de casamento as primeiras ilhas não ficaram bem formadas e o casal deixou-as fluir a derva do oceano. As que surgiram depois tornaram-se as oito principais ilhas do Japão.



Quero apenas fazer um comentario que já disse antes de outras formas, mas vamos lá....
Todos os povos possuem lendas e mitos de acordo com sua vivencia, de acordo com sua localidade, clima e principalmente necessidades, mas na grande maioria das vezes poderemos achar algo similar em lendas muitos vezes bem distintas e temos que lembrar que essas lendas foram escritas e faladas antes mesmo que esses povos pudessem ter contato uns com os outros, algumas lendas se modificam com a proximidade de outro povo mas a essencia se matem o que nos mostra que todo povo em algum momento teve alguma similaridade em sua visão com o sagrado.


Bjs e luz em breve tem mais!!!

Michelle )O( Freya Vivienne

Nenhum comentário:

Postar um comentário