Encontro Pagão da Baixada Santista

Encontro Pagão da Baixada Santista

segunda-feira, 7 de julho de 2014

A roda do ano nos conta uma historia a historia do Deus filho e consorte da Deusa.


Em  Yule temos o nascimento  da criança da Promessa, que uma promessa de felicidade e bons tempos  e já esta acontecendo.
O Deus ele será o Sol, que nasce da Deusa e vem para afastar o inverno.
Logo depois chegamos ao Imbolc nessa Época costuma-se acreditar que o Deus Sol que é apenas um bebe recebe os cuidados da Deusa Brigit que lhe da de mamar para deixa-lo mais forte e aos poucos ele começa a brilhar para afastar o inverno.
Um costume é fazer bonecas com a espiga de milho e palha e colocaremos ela numa caminha e daremos o nome de boneca de Brigit ou como  dizem os americanos a Brigit Doll.
E O Deus Sol vai crescer e conhecerá uma Deusa jovem e bonita e vai se apaixonar e tudo ficará mais bonito, florido porque é isso que faz o amor, torna a vida uma linda primavera com toda a empolgação que nesse dia pintaremos ovos e conheceremos esse dia como Festival de Ostara.
E como todos que se amam eles vão casar e faremos uma festa Beltane, nesse dia todos dançam cantam e comemoram, inclusive varias pessoas pegam uma fita colorida cada um e dançam em volta de um mastro que chama de May Pole.
O começo do casamento é um momento de alegria e o Deus Sol está forte e adulto e se o Sol tá forte só pode ser verão e o nome do verão é Litha momento ideal para criar uma roda Solar pra pendurarmos na natureza.
Infelizmente o Deus também envelhece, mas no verão enquanto tava forte e feliz deu sua força pra terra, que é a nossa fonte de alimento, toda essa força que ele deu a terra resultou numa colheita de coisas muito gostosas, para sustentar a todos no inverno que começa a se aproximar de novo.
Essa primeira colheita é conhecida como Lammas e festejada por todos, pois é uma colheita feliz, depois um pouco mais fraco o Deus Sol ainda ajuda a Terra e nos traz o festival de Mabon, onde tudo que é colhido é guardado, pois o inverno se aproxima momento de se guardar de guardar energias e alimento
O Deus Sol ficou fraquinho, ajudou todo mundo a ter força, comida e a Deusa ele engravidou, e infelizmente também vai morrer para se recuperar no pais do verão e renascer em breve   como o filho da Deusa.
O deus morreu e esse dia em que ele viaja pro outro mundo chamamos de Samhain e assim como ele muitos viajam, por isso faremos o Jack O’ Lantern que é uma abobora com uma carinha e uma vela dentro que a fará brilhar, o Deus morre, mas vai renascer em Yule como a criança da Promessa para afastar os dias tristes de inverno.
E essa é a promessa do Deus que sempre vai nascer, viver, nos ajudar e morrer para ajudar a Terra que é a Deusa a nos dar o alimento.
E assim a roda vai girando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário