Encontro Pagão da Baixada Santista

Encontro Pagão da Baixada Santista

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mito da Criação Celta

Mito de Eiocha

No início, muito antes da existência do país que hoje chamamos de França, ou a terra antes que chamou a Gália, não havia tempo, deuses ou pessoas, apenas o mar e a terra. Onde o mar se reuniu a terra, uma égua branca feita de espuma do mar nasceu, chamado Eiocha.
Na terra cresceu um enorme carvalho, e, a fim de permanecer vivo, Eiocha comeu as sementes de espuma do mar daquela árvore. Conforme o tempo passou, as sementes foram transformadas em uma criança dentro dela e ela deu à luz o deus Cernunnos. As dores do parto eram muito fortes e, em sua agonia, Eiocha rasgou um pedaço da casca da árvore de carvalho e atirou-a ao mar. O pedaço de casca afundou nas profundezas das águas da roda, formação de espuma, mar tempestuoso, e a partir dele foram criados gigantes de profundidade.


Cernunnos se sentiu solitário e em menor número, porque havia tantos gigantes do mar e outros deuses com quem poderia compartilhar nada. Portanto, juntamente com Eiocha, eles criaram mais deuses: Maponos, o Deus da Juventude, Tauranis, o deus do trovão, Teutates, o protetor, e a deusa da fertilidade, Epona. Por muitos anos eles foram todos muito felizes juntos, crescendo na terra, mas como o tempo passou, os filhos de Eiocha tornaram-se adultos e ela começou a sentir-se triste com a sua vida na terra. Desejo de estar de volta ao mar, Eiocha deixou a terra para retornar à sua vida como um mar-mare, e ficou conhecido como Tethra, deusa das profundezas.


Cernunnos criou todos os outros animais, Epona fez o cavalo, égua e garanhão no memorial de Eiocha, que não existia mais. Dos membros da árvore, Teutates formou um arco, flechas, e um clube. Tauranis criado raios da árvore, fogo e noise.When ele jogou para o chão, a terra tremeu, a grama queimada, e os animais fugiram. O que Maponos formado a partir da árvore não era uma arma; ele fez uma harpa com cordas de vento
Com Eiocha ido, os deuses e deusas, que precisam de alguém para adorá-los, tirou a casca da árvore de carvalho e criou o primeiro homem ea primeira mulher. Cernunnos formou mais animais da árvore: a lebre, a serpente, o corvo, o cão, o veado e o javali. Ele se tornou o deus dos animais, e conjurou vastas florestas do carvalho para servir de abrigo de seus filhos Cernunnos em seguida, fez os animais a partir da casca de carvalho e ordenou a crescer em uma bela floresta para todos os seus filhos e animais de uso. Epona feito cavalos, que ela dedicados à sua amada mãe Eiocha. Os outros deuses tomaram ramos do carvalho; Teutates formado um arco, flechas e bordunas, Tauranis fez raios e Maponos criou uma harpa.
Os gigantes de águas profundas, no entanto, parecia neste paraíso onde os deuses, as pessoas, os animais e as árvores todas viviam em harmonia, e, vendo como eles eram felizes, logo tornou-se ciumento. Sua inveja se transformou em raiva fervente e então eles decidiram atacar os habitantes da terra pacífica e destruir seu paraíso para sempre. À medida que a batalha se desenrolava, a árvore sagrada de carvalho fornecido segurança para os deuses e deusas. Tauranis jogou raios no local onde a terra conheceu o mar, e separou o mar ea terra para sempre. Maponos dividir o céu e jogou-a os gigantes. Os gigantes usou o poder das ondas para a proteção, mas Teutates era um arqueiro habilidoso tal que eles foram finalmente derrotados e expulsos de volta para o mar.
Os deuses olhou para o que restava do paraíso que haviam criado, e ficaram tristes ao ver que, na batalha feroz, quase todos os seres humanos tinham sido mortos. Epona, no entanto, com o seu amor por todas as coisas vivas, conseguiu salvar apenas um homem e uma mulher, que passou a criar toda a vida humana na Terra.



O certo era terminar com uma imagem da arvore mas to apaixonada por essa tattoo na hora que vi não podia ser outra!


Bjs e Luz )O( Freya Vivienne

Nenhum comentário:

Postar um comentário